IWGP United States Heavyweight Championship - NO DQ Match
Lance Archer vs Juice Robinson
Jon Moxley perdeu o título por não poder defendê-lo no evento devido ao tornado que, infelizmente, causou uma enorme destruição no Japão. Como no Japão o wrestling é levado muito mais a sério que na América, a NJPW não perdeu tempo e decidiu colocar um novo oponente contra Robinson pelo título, que agora estava vago. A surpresa, ao menos para mim, foi Archer ter sido escolhido como adversário. Não que eu não tenha gostado, pelo contrário, mas não achava que Archer receberia uma oportunidade dessas ainda neste ano.Após um surpreendente G1, Archer ganhou o respeito e carinho de muitos que poderiam não sentir o mesmo enquanto ele estava no K.E.S. Por vezes uma pequena oportunidade pode surgir e devemos fazer nosso melhor, pois nunca se sabe no que esta oportunidade pode acarretar. Foi o que aconteceu com o mebro da Suzuki-gun, que mesmo tendo o pior desempenho em pontos neste G1, não deixou de fazer o seu melhor e chamar a atenção do mundo todo.
Agora falando do combate em si, não foi nada de outro mundo, mas também não deixa de ser divertida. Mesmo tendo sido relativamente curta, a match entregou o que poderia dos dois naquele espaço de tempo e na estipulação, que rendeu alguns spots realmente interessantes e que já fazem a luta valer a pena. Bom, certamente isto foi mais violento que muitos combates com a mesma estipulação que outras empresas por aí fizeram este ano.
Eu achava que Moxley poderia já ser o primeiro desafiante de Archer e recuperar o título, mas com Finlay aparecendo para salvar Juice, o leque de possibilidades se expandiu até o Wrestle Kingdom. Provavelmente Archer enfrentará Finlay no Showndown nos Estados Unidos e talvez possa perder o título para Moxley em algum evento até o fim do ano. Senão, talvez enfrente alguém como Goto no Tokyo Dome. Já Juice é uma icógnita. Ainda estão pavimentando a história de "gaijin underdog" e acredito que ainda terá algumas derrotas por títulos até conquistar algum novamente, mas talvez em janeiro possa enfrentar KENTA, dependendo de todo desenrolar da história, ou mesmo Jay White mais uma vez. Independentemente da luta, com certeza vai ser melhor do que a que teve este ano contra Cody.
***1/4
Special Singles Match
Jyushin Thunder Liger vs Minoru Suzuki
Eu já estava louco pelo fato de Gedo ter começado esta rivalidade no início do ano e, do nada, simplesmente sumiu. Mas pelo jeito, graças a Deus, eu estava enganado... a não ser que ele tenha realmente esquecido e alguém o lembrou, já que também do nada tivemos o renascimento desta história. Mas não interessa, o que importa é que nesses últimos meses isto tomou uma proporção digna de Tokyo Dome, até mesmo com a volta de Kishin Liger (talvez a última vez que o veremos), algo que automaticamente eleva o hype de qualquer feud, mesmo se fosse contra o Toru Yano.Eu já deixo claro aqui que, na minha opinião, só fizeram este combate aqui e não no Wrestle Kingdom porquê não querem que Liger perca em sua luta de despedida e querem Suzuki contra Moxley em janeiro, não existem outras explicações. Dito isto, vou agora falar da match.
Mais uma luta que não foi nada de outro mundo, mas aqui podemos abrir uma exceção né. Diferente de uma match entre 2 lendas mais cedo neste ano que foi vergonhoso, aqui podemos ver que ambos fizeram o melhor com o que tinham, especialmente Liger que mal luta em singles matches faz um certo tempo, podemos tiro meu chapéu para eles. A match teve um passo lento do início ao fim, mas não deixou de prender o público, especialmente pelo storytelling que foi impecável. O fato de Liger no final do combate, mesmo sem forçar alguma, continuar atacando Suzuki sem hesitar foi épico e dificilmente me esquecerei daquilo. Por fim, Suzuki mostrando imenso respeito por Liger foi lendário, com certeza muitos fãs choraram, e eu me incluo nestes.
A provável última luta solo de Liger não foi nada de grandioso no ponto de vista do ringue, mas toda a história que foi contada desde o início do ano até Suzuki se ajoelhando foi histórico e ficará gravado em nossas mentes eternamente. Obrigado, grandes guerreiros!
****1/4
IWGP Junior Heavyweight Championship Match
Will Ospreay (c) vs El Phantasmo
Eu gostaria de começar falando que acho o personagem de Phantasmo chato e irritante, eu peguei ódio dele simplesmente pelo jeito de entrar, o que mostra que ele sabe como ser um heel odiável, coisa que vem sendo cada vez mais complicada ao longo dos anos. No ringue, porém, não tem discussão, tem um talento indiscutível e é um dos melhores juniors que temos no mundo, mesmo contando com ajuda em alguns combates, o que acaba estragando um pouco o momento, ao menos para mim.Bom, do outro lado temos simplesmente o melhor wrestler no ano todo e também o novo "símbolo" para a expansão da NJPW pelo globo: Will Ospreay. O britânico parece quebrar os limites de seu corpo todo dia, eu não consigo entender como ele consegue manter o altíssimo nível semanalmente sem destruir seu corpo. Ospreay é um verdadeiro Saiyajin!
Foi o terceiro combate entre ambos na NJPW e Ospreay ainda não havia se sagrado vencedor sobre o membro do Bullet Club, o que nos lembra um pouco até da rivalidade com Marty Scurll, mas obviamente não perderia novamente aqui. Mas aí que entra o grande storytelling da NJPW, mesmo quando o resultado é óbvio, temos momentos em que acreditamos que a luta terminará com outro vencedor, algo que as empresas de outros cantos do mundo não conseguem fazer. Por vezes eu me peguei preocupado achando que Ospreay realmente perderia novamente, mesmo com a invasão de Ishimori e sabendo que Eagles apareceria para salvar o dia, continuava achando que Phantasmo venceria. Me cobrem porque um dia eu ainda farei um artigo sobre como o storytelling no Japão é superior ao resto do mundo.
Ospreay mais uma vez teve o combate da noite e elevou Phantasmo ainda mais, definitivamente a melhor luta na feud até agora e talvez a última, já que acredito que Hiromu retornará para tirar o título de Will, fazendo com que o "Aerial Assassin" suba para a divisão heavyweight de uma vez. Mas antes, com certeza ainda vencerá os Junior Tag Team titles ao lado de Eagle no Tokyo Dome e preparará o terreno para o seu amigo se tornar o nome mais importante dentre os faces na junior division.
****3/4
IWGP Heavyweight Title #1 Contendership At Wrestle Kingdom Match
Kota Ibushi (c) vs EVIL
O embate entre estes dois foi um dos melhores no G1 deste ano, especialmente pelo resultado inesperado, o que deu a EVIL o direito de desafiar Ibushi pelo direito de lutar main event do Wrestle Kingdom. Mais uma luta com resultado óbvio, aliás, esse evento em si teve lutas que já sabíamos os resultados, mas isso não fez com que o nível caísse.
EVIL talvez tenha sido o lutador da NJPW que mais cresceu no ringue este ano. Teve uma atuação brilhante no G1 e ofuscou outros grandes nomes na minha opinião, como o seu parceiro SANADA. Já Ibushi manteve seu alto nível e teve conquistas grandes, vencendo finalmente o G1 (que deveria ser do Naito). A probabilidade da segunda luta entre ambos este ano ser decepcionante era mínima, e realmente não foi. Porém, pelo que conhecemos e vimos entre estes dois, poderiam ter feito algo muito melhor.
Diferente do combate acima, este não me fez acreditar em nenhum momento que o improvável se tornaria realidade, apenas entregou mais uma defesa de Ibushi sem surpresa alguma. Ibushi não teve bons bookings em suas defesas do contrato, diferentemente de vencedores passados do G1. Aqui não vou colocar a culpa em nenhum dos lutadores, mas no booking porque sei que Gedo pode fazer muito mais que isto.
Uma ótima luta e só, não é obrigatória como o último encontro dos lutadores, mas definitivamente, se for assistir, vai te entreter, não espere nada que vá lhe tirar o fôlego ou lhe fazer filosofar como o wrestling é algo surreal. Para ser direto: fizeram o feijão com o arroz.
****1/4
IWGP Heavyweight Championship
Kazuchika Okada (c) vs SANADA
Do fundo do meu coração, espero que esta tenha sido a última vez em uns anos que vamos ter esses dois se enfrentando, já está ficando chato. Tantos nomes e oponentes que Okada poderia ter, mas Gedo parece ter sempre os mesmos em mente, o que até tira um pouco a credibilidade do title dependendo de quais outras lutas por título acontecem no mesmo evento.
Tivemos uma vitória histórica e épica de SANADA para cima de Okada no G1, sendo a primeira vez que ele venceu o Rainmaker, o que nos levou a crer que (ao menos neste ano) já estava tudo encerrado com aquele final memorável em Osaka. Mas aí Okada estava sem desafiantes e quem sobrou para o cargo (de novo)? Aí eu lhes pergunto: Pra que? Sinceramente, qual a lógica de dar mais uma vitória para Okada nessa rivalidade? Já são 7, nem venha me dizer que isso agrega porque não agregou nada, ao menos então nem tivessem feito eles se enfrentarem no Wrestling Dontaku.
O combate foi de longe o pior dos 4 entre os eles este ano o que, mais um vez, não significa que foi ruim. Talvez o problema tenha sido justamente eles terem se enfrentado 4 vezes este ano, não havia mais como fazer algo novo e diferente do que vimos antes. A luta foi basicamente um compilado das 3 anteriores e não deu nenhuma expectativa que teríamos um novo campeão. Mais uma vez, não culpo nenhum dos dois mas sim o booking que se mostrou um pouco fraco esse ano (em comparação aos anos anteriores) em alguns momentos. Gedo não deixa de ser um gênio, mas ele fez algumas escolhas bem duvidosas este ano.
Há rumores de que SANADA pode trocar a NJPW pela WWE a qualquer momento, e talvez esse seja o motivo de seu choro após o combate. Espero que esta não tenha sido sua última luta no Japão, pois merece algo melhor.
****
O main event para o primeiro dia do Wrestle Kingdom já está confirmado: Okada contra Ibushi. Sou sincero ao dizer que minha expectativa é zero porquê não fui grande fã do combate entre eles no G1 e acho que o momento era definitivamente o de Naito vencer o título no evento principal do Tokyo Dome. Acredito que Okada saia vencedor e seja desafiado pelo próprio Naito para se enfrentarem no New Beginning de Osaka e, no lugar aonde sua carreira quase morreu, Naito finalmente vencerá o Rainmaker de forma limpa e histórica.
E você, o que achou do evento? Atendeu suas expectativas ou também esperavam por mais? Até a próxima semana e fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário